WebCast – Performance Troubleshooting Using Wait Statistics

By Vitor Fava

Pessoal,

Dia 02/03, à partir das 21h00, teremos mais um GRANDE evento de SQL Server e desta vez o palestrante convidado é ninguém menos que Paul Randal falando sobre Wait Statistics.

Seguem as informações detalhadas sobre a sessão que o Paul apresentará e também sua bio:

Titulo:

Performance Troubleshooting Using Wait Statistics

Description:

One of the first things you should check when investigating performance issues are wait statistics – as these can often point you in the direction for further analysis. Unfortunately many people misinterpret what SQL Server is telling them and jump to conclusions about how to solve the problem – what is often called ‘knee-jerk performance tuning’. In this session, you will learn what waits are, how to analyze them, and potential solutions to common problem patterns.

Bio:

Paul’s an author, consultant, and top-rated speaker having spoken at PASS, TechEd, SQLintersection, and numerous other events around the world. He spent 9 years working on the SQL Server team, writing DBCC CHECKDB, and ultimately responsible for the entire Storage Engine. In 2007 Paul left Microsoft to co-own and run SQLskills.com, and has been a SQL Server MVP ever since. When he’s not tweeting, blogging, or helping someone recover from a disaster, he’s likely to be underwater somewhere in the world with his wife, Kimberly L. Tripp.

Email: Paul@SQLskills.com
Website: http://www.SQLskills.com

Full Bio: http://www.sqlskills.com/about/paul-s-randal/
Blog: http://www.SQLskills.com/blogs/Paul
Twitter: http://twitter.com/PaulRandal
SQL Server MVP since 2008

Caso tenham interesse em participar, por favor faça seu cadastro através do link abaixo:

https://www.eventbrite.com.br/e/performance-troubleshooting-using-wait-statistics-tickets-32267126845

Espero que gostem e não deixem de inscreverem-se no blog, no canal do youtube e no grupo de discussão SQLManiacs.

Grande abraço a todos

Fonte: Blog do Vitor Fava

Gravação do Webcast – In-Memory OLTP: Architecture, Implementation and SQL Server 2016 enhancements

By Vitor Fava

Galera,

No dia 14/02, tivemos uma excelente apresentação realizada pelo Dmitri Korotkevitch (MCM e MVP) falando sobre o In-Memory OLTP e também suas novidades par o SQL Server .

Caso tenham interesse em ver ou rever a apresentação, a gravação já está dispónível.

Grande abraço a todos.

Fonte: Blog do Vitor Fava

Azure Talks #3 – Banco de dados no Azure

By Vitor Fava

Fala galera, tudo bem com vocês?

Na próxima sexta-feira (17/02), à partir das 21h00, estarei com o pessoal do Canal .Net falando sobre os serviços de banco de dados disponíveis no Azure.

Caso tenham interesse em participar, basta acessar o link do evento e fazer sua inscrição:

Azure Talks – Banco de Dados no Azure

Espero que gostem e não deixem de inscreverem-se no blog, no canal do youtube e no grupo de discussão SQLManiacs.

Grande abraço a todos.

Fonte: Blog do Vitor Fava

Como foi meu processo de mudança para Berlin?

By fernandesdba

Amigos,

Durante estes dois meses que estou aqui em Berlin, recebi algumas mensagens questionando como foi o processo para vir para Berlin e como é trabalhar aqui na Europa.

Bom vamos lá, primeiro gostaria de dizer que o que vou compartilhar aqui é referente a minha experiência e ocorreu no final de 2016. (isto porque os processo mudam com frequencia)

1- Como é trabalhar na Europa?

Cara, é bem legal… e ao mesmo tempo muito … muito diferente do Brasil, a começar pela cultura, no Brasil estamos acostumados a interagir mais com as pessoas e colegas de trabalha (no horário de trabalho), aqui não é bem assim…
você não verá seus colegas de trabalho parando as atividades diversas vezes ao dia para tomar um café ou simplesmente bater um papo para descontrair… aqui a galera é muito concetrada na atividade… minha opnião, produzem mais do que a gente no Brazil.

Horas extras também é bem raro, eles valorizam muito a família, então o chopp depois do trabalho também não é muito comum entre os nativos…. raramente os estrangeiros fazem um happy hour.

Os chefes não ficarao no seu pé, mas você deve cumprir a sua tarefa no tempo estipulado.

Outra coisa que é bem diferente é o respeito ao horário, se você marcar uma reunião para as 10:00AM, as 9:59 TODOS estarão na sala e as 10:00 comecará a reunião, existe um ditado aqui que é “se você não respeita a hora que é gratuíta, não respeitará um contrato que tem valores!“. Portanto se você planeja vir para Europa, mude o péssimo hábito que nós brasileiros temos com horário.

Em relação a segurança, terrorismo e bla.. bla.. bla… honestamente ainda me sinto muito mais seguro aqui, estatísticamente o transito de São Paulo mata mais do que os atentados ou até mesmo uma guerra, logo você está mais propenso a sofrer algum tipo de atentado a sua vida aí em SP do que aqui na Europa.

Eu ja estava aqui em Berlin no incidente do mercado de natal em Berlin, no dia seguinte ninguém comentava sobre o assunto, niguém dá ibope para esses malucos…

Agora a parte boa, todos os finais de semana me fazem pensar que fiz uma boa decisão, apesar da saudade da familia, amigos e até de comidas brasileiras .

Todo o lugar tem uma praça enorme (e bem tratada) com alguma igreja histótica, ou museu etc… por falar em museu, vi uma reportagem que somente em berlin existem mais de 150 museus!!!!

Então a parte cultural é algo que estou curtindo muito…

O custo de vida aqui é relativamente baixo (exceto o aluguel que é meio carinho), e o transporte público funciona muito bem… ao ponto de dizer que em SP não temos transporte público, temos um meio de locomoção….. aqui você sabe a hora que o transporte chegará ao destino… é religiosamente rigoroso com o horário.

Os carros são relativamente baratos, apesar de não ter a necessidade devido a boa qualidade do transporte público… esta semana vi uma Jaguar xtype seminova por 29K Euros, no BR certamente custaria o valor de um AP

Eu aluguei uma BMW serie 5 para vir de Frankfurt para Berlin, e tive o prazer de dirigir na Autoban, a famosa pista sem limites de velocidades, na verdade em diversos pontos existem limites sim… (entre 90 e 130KM) mais depois disto é cada um por si :), lembro que estava a 160Km/H e diversos carros passavam por mim como se eu estivesse a 60 km/H, a pista é muito segura… é algo que todos devem fazer antes de morrer :).

A comunidade Brasileira é muito grande, então você não se sentirá só aqui.

Mas novamente, ser expatriado não é algo fácil, a saudade, depressão, tristeza..etc será algo constante ao menos nos 6 primeiros meses….

2- Como foi o processo de mudança?

Tudo ocorreu através do Linkedin, uma empresa americana me enviou uma proposta, mas como o visto americano demora a sair, me ofereceram uma posição aqui em Berlin, como eu e minha esposa adoramos a Europa, foi fácil decidir.

Após ter o contrato de trabalho em mão, você precisa se aplicar para o visto de trabalho, a Alemanha ainda consegue ser mais burocrática que Brasil, tive que preencher diversos formulários, traduzir documentos escolares e pessoais para alemão (dica, tradução juramentada e você deve apostilar), após isto foi só marcar a entrevista no consulado alemão, no dia da entrevista me foi informado que a resposta do visto demoraria alguns meses, mas para minha surpresa recebi a mensagem após 2 horas

Depois disto foi só comprar a passagem e correr com burocracia para trazer o cachorro (e é muito burocrático).

Ao chegar aqui, você deve dar continuidade no processo do visto, no Brasil você recebe um visto temporário (geralmente 180 dias) e ao chegar aqui você deve dar entrada no visto definitivo (no meu caso o Bluekart).

Aqui é bem burocrático como eu mencionei, ao chegar aqui você tem 2 semanas para fazer o anmeldung (um tipo de registro na prefeitura), ai começa a saga, para fazer o anmeldung você precisa ter um casa (alugada ou propria) mas para alugar uma casa você precisa ter o anmeldung, ficou fácil explicar o deadlock

Eu aluguei um aibnb e pedi para o landlord assinar o meu anmeldung, após isto começa o outro processo chato que é alugar a casa, que é bem diferente do Brasil. Aqui eles anunciam a casa e agendam um dia especifico para a visitação, neste dia terá várias familas olhando media de 6 familias, algo insano mesmo… ai o dono do imóvel vai escolher para quem ele quer alugar!!!!

Então se você ja sabe que sofrerá um pouco para alugar um casa…..

Bom, foi bem resumido, mas acredito que servirá como exemplo para quem pensa em expatriação.

Dica do Marcelo:

Se você preencher TODOS os requisitos abaixo, você está apto a ser expatriado, caso contrário, volte ao estudos e se prepare um pouco mais.

[ ] how about your English skills?
Sem inglês, esquece… nunca será expatriado, a não ser que vá para paises lusofonos.

[ ] Universidade concluída.
Outro ponto importante, o visto depende muito da universidade e tempo de estudos, geralmente o Tecnólogo não é aceito, se você tem tecnologo, seria interessante fazer uma pós em uma boa faculdade… talvez passe um pano na falta de um curso com formação minima de Bacharel.

[ ] Quero mudar de vida, não ficar rico.
Europa tem muita oportunidade, mas ficar rico do dia para noite só sendo político no Brasil. Os impostos aqui são bem elevados, mas você tem tudo de volta em forma de serviço….

[ ] Consigo viver longe da família.
Se você tem a necessidade de ver sua familia todos os finais de semana, talvez isto pesará no seu sucesso na expatriação.

[ ] Respeito a cultura e diversidade dos outros.
O Europeu nao liga muito para mostrar que tem dinheito, pelo contrário ele não gasta, ele poupa muito, ele preza pelo seu conforto e ideologia, entao ele anda como que, veste o que quer, e ninguém o condenará por isto.

Existem muito mais pontos, mas se você conseguiu assinalar todos estes itens, meus parabéns, agora só lhe resta a job offer o Linkedin pode te ajudar.
Aqui em Berlin existe muita oportunidade.

Bom é isto por enquanto, caso tenham mais dúvidas, me mande mensagem… ficarei feliz em ajudá-lo….

Abraço

Marcelo Fernandes

Fonte: Blog do Marcelo Fernandes

Getting started with Microsoft Teams (Productivity QRG)

By Microsoft IT Showcase Get up to speed quickly with Microsoft Teams, a chat-based workspace in Microsoft Office 365. With your dedicated hub, this collaboration tool connects you with colleagues, project documents, and tools—and it helps foster communication within your team. Access Microsoft Teams from any Windows, iOS, or Android device—then easily chat, share files, and organize your project with your group.

Fonte: Technet

Microsoft OneNote: Basics and beyond (productivity demo)

By Microsoft IT Showcase See Microsoft OneNote in action! Brian Moring, productivity trainer with Microsoft IT Showcase, demonstrates how to use OneNote for collaboration and increased productivity. Find out how to create a OneNote notebook, manage your task list and action items, and share notes in meetings. See how OneNote integrates with other Office apps, and learn how to access OneNote from your Windows, iOS, or Android device. Brian answers questions about best practices for using OneNote.

Fonte: Technet

Data Analytics at Microsoft (SME roundtable January 2017)

By Microsoft IT Showcase IT Showcase brought together subject matter experts to answer questions about how Microsoft IT uses data analytics at Microsoft. In this session, they discuss trends in data management, the value of data analytics, data-driven decision making, Power BI adoption, data in the cloud, Azure, SQL Server 2016, Azure Data Lake, Cortana Intelligence Suite, and much more.

Fonte: Technet

Cloud at Microsoft (SME roundtable January 2017)

By Microsoft IT Showcase IT Showcase brought together subject matter experts from our Cloud at Microsoft course to answer questions about how Microsoft IT designs, develops, implements, and monitors cloud solutions at Microsoft. In this session, they discuss migrating enterprise portfolios to the cloud, best practices for migrating to Azure, cloud security, software as a service (SaaS), hybrid cloud solutions, OneDrive for Business, SharePoint, Microsoft Teams, Office 365, and Azure Stack.

Fonte: Technet

Webcast – In-Memory OLTP: Architecture, Implementation and SQL Server 2016 enhancements

By Vitor Fava

Pessoal,

Quero convidá-los para mais um webcast sensacional que teremos neste ano de 2017.

No dia 14/02, à partir das 21:00, teremos uma apresentação realizada pelo Dmitri Korotkevitch que é MCM e MVP, além de ser o autor de dois grandes livros (Pro SQL Server Internals e Expert SQL Server In-Memory OTLP) que são leitura obrigatória para todo profissional de tecnologia que tem interesse em conhecer de forma avançada o SQL Server.

Seguem as informações detalhadas sobre a sessão que o Dmitri apresentará e também sua bio:

Titulo:

In-Memory OLTP: Architecture, Implementation and SQL Server 2016 enhancements

Description:

In-Memory OLTP is one of the key SQL Server technologies that can significantly improve performance and throughput of OLTP systems. It used to be the niche technology in SQL Server 2014 due the large number of restrictions in surface area and high adoption cost. In-Memory OLTP in SQL Server 2016, however, comes with many enhancements that reduce technology limitations and improve its usability. Most importantly, starting with SQL Server 2016 SP1, the technology is available in the Standard Edition of the product.

This session provides the high level overview of In-Memory OLTP architecture and internal implementation and it also covers SQL Server 2016 enhancements. It also provides several tips on how to design the system that utilize In-Memory OLTP and discusses how to benefit from the technology in the systems with mixed (OLTP + DW) workloads.

Bio:

Dmitri is a Microsoft Data Platform MVP and Microsoft Certified Master, author of “Pro SQL Server Internals” and “Expert SQL Server In-Memory OLTP” (http://amazon.com/author/dmitri-korotkevitch) with over 15 years of experience working with SQL Server as an Application and Database Developer, DBA, and Database Architect. Dmitri specializes in the design, development, and performance tuning of complex OLTP systems that handle thousands of transactions per second around the clock. He blogs at: http://aboutsqlserver.com.

Caso tenham interesse em participar, por favor faça seu cadastro através do link abaixo:

https://www.eventbrite.com.br/e/in-memory-oltp-architecture-implementation-and-sql-server-2016-enhancements-tickets-31750869706

Espero que gostem e não deixem de inscreverem-se no blog, no canal do youtube e no grupo de discussão SQLManiacs.

Grande abraço a todos

Fonte: Blog do Vitor Fava

Getting your team started with Microsoft Teams (Productivity QRG)

By Microsoft IT Showcase Quickly learn how to set up Microsoft Teams for your group. A chat-based workspace in Microsoft Office 365, this collaboration tool brings your team and project content together within a dedicated hub. Team owners set up the workspace and manage permissions for the group. Owners can add content and connect tools to the workspace—such as a SharePoint document library, OneNote notebook, or Power BI dashboard.

Fonte: Technet